Alguém conhece algum preto que seja rico de 5º geração? de 3º? Qual o sentido de pensarmos em acumular recursos para alguma ação transformadora se em 2 gerações eles se esvaem e voltam às mãos de sempre? Conhecemos uma família preta que os netos foram mais ricos que os pais e estes mais ricos que os avós (to falando ricos!)?
O dinheiro de pessoas pretas ricas não ficam 50 anos em mãos pretas (devemos ser o único povo que faz isto). Há todo um estratagema que perpassam várias esferas para que as pessoas pretas que se tornam exceções à regra da pobreza não consigam transmitir esse legado a outras pessoas pretas.
É sempre uma casa construída que na primeira geração já começa a perder valor.. Porque estamos preocupados em amealhar os recursos, mas sem a preocupação evidente em mantê-los em nossas mãos, para o proveito de nossa comunidade, de nosso povo.
Os contos de fadas tão aí. A gente sabe pra quem é sempre o final feliz..
Por: Tago Elewa Dahoma (Thiago A. S. Soares), 21 de março de 2018.