Tem umas músicas que me dão uma brisa.. Me fazem viajar por lugares que eu nunca pisei, uma vida que nunca vivi. Fico cá pensando como era bom ser andarilho em outros tempos, resolver conhecer o mundo e outras culturas, tendo fé no outro, porque este outro era acolhedor, porque o visitante era uma benção. Quantos dos nossos antepassados devem ter conhecido e se maravilhado com outras paisagens e pessoas, simplesmente se permitindo ir, sem cortar laços com família, com sua comunidade, mas sem tempo pra voltar, e quando retornasse, seria acolhido como um bom filho.

Essa vontade – que creio estar na maioria das pessoas – foi “colonizada” nos tempos atuais. O que queremos é ir pros lugares cobiçados, pros destinos turísticos com toda a sua teia de mesmices e badulaques. Nossa liberdade de vagar foi cerceada e distorcida. Quem tem confiança pra ir pra algum lugar e confiar no outro, sem contato prévio, sem insígnias que demonstrem uma pertença, alguma identidade? Como a nossa inerente vontade de se sentir livre, de andar e caminhar promovem lucro. E estes que lucram, não tem as barreiras que nos impõe. Nos impõe as barreiras burocráticas, do medo e financeira. Quando estas barreiras são rompidas, nos oferecem uma dúzia de “destinos” e nos dizem que nisto se resume o mundo.

Os mais pertos que temos desses livres são os hippies, mas olha como são vistos. Pagam um preço caro por não permitirem que essa dita vontade de cair no mundo não seja uma presa tão simples: taxados de ladrões, mendigos e toda sorte de comparações. Deter tal liberdade deve ter o mesmo significado que ser um fora da lei, ou nas palavras de hoje, um marginal.

Ouvir certas músicas me dão uma brisa. De querer que a terra, como no Continente-Mãe em outros tempos, não fosse propriedade alheia, mas um bem divino emprestado aos que nela habitam e aos que nela passam. Que possamos desfrutar mais do mundo, não só pelas músicas e outros referenciais do sentido, mas pelo caminhar..

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s